Ciência à lúz da bíblia.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bullying, Violência disfarçada.

O que é bullying?

Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa "valentão", "brigão". São abusos físicos e psicológicos de um agressor contra sua vítima. "Até a década de 70, não era interpretado como violência, mas sim algo que fazia parte das relações sociais e do amadurecimento das crianças, ou até como brincadeira", explica Cleo Fante, pesquisadora sobre o assunto. Esse ato envolve apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento e agressão física.
Violência, tem seu significado, segundo o dicionário da Língua Portuguesa Priberam, como: Irascibilidade, abuso de força, tirania, opressão, constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer um ato qualquer; coação.
A maioria são por causa da inveja, outros por sede de poder e outros pelos dois e as vezes até por mais...
Essas ações advém de um tempo muito mais  remoto e hoje não é um simples fato crescente, mas sim, existiu, existe e está sendo visto somente agora, como foi dito até a década de 70 não era interpretado como violência, mas algo que fazia parte do amadurecimento infantil e das relações sociais, mas existia, estava lá, ninguém queria ver e foi criando raízes e nenhuma providência tomada. 
Pergunte - Quantos sofreram este tipo de violência em sua infância? Os nossos, pais, avós...quantos, ainda, hoje tem traumas deste período? E outros estão tomando até medicamentos.
Há um problema com o ser humano, em especial os muitos pais, não consegue ser presente na vida de seus  filhos e tentam interpretar o meio em que vive de uma forma muito irreal, criando seu próprio modo filosófico de ver as coisas e quem sofre com isto são os filhos.
Os pais não tem tempo para ouvir o filho, ouvir?, mas como? se no ambiente familiar não tem espaço para a comunicação. E o filho que percebe as coisas, absorve tudo e se esconde em seu mundo interior.
Este tipo de violência, já existia em tempos bíblicos, e um dos grandes exemplos é a história de José com seus irmãos e isto podemos encontrar no livro de Genesis nos capítulos 37 ao 50.
Jacó, seu pai, amava muito mais a José do que aos demais, pois era filho da sua velhice.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Genesis 37.3
Com isto veio os destaques, Jacó lhe fez túnica de várias cores, versículo acima, e por causa disso veio o ódio por parte de seus irmãos.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Genesis 37.4
"Não podiam falar com ele pacificamente", imaginem na opressão psicológica que José estava passando com seus irmãos e depois passou para a agressão física e quase o matou.
A origem do Bullying, nasceu nesse ambiente familiar. 
Será que os irmãos de José não tinha qualidades que os pais não pudessem vê-las?
Será que é certo amar mais um filho do que os demais?
O que faz uma criança ser agressiva?
Será que a criança não absorve o que acontece no lar, e até na comunidade em que vive? para que tenha um comportamento agressivo, possessivo e etc.
José foi vitorioso e aqueles que praticaram atos violentos com ele, o viram, novamente, mas em uma posição de destaque e como aquele que iria solucionar os problemas deles e todos os povos.
José tinha virtudes, qualidades não vista em seus irmãos.
José era, humilde e sincero e temente a Deus.
O segredo para quem sofre deste tipo de violência é temer a Deus e agir com sinceridade e humildade, procurando assim as pessoas corretas para narrar o fato; o pai, a mãe, a família de um modo em geral, as autoridades escolares e etc.
E os pais precisam administrar seu modo de vida para poder dar mais atenção ao seu filho, procurar evitar interpretações precipitadas da realidade, que comumente é um bloqueio para solucionar um problema relacionado a suas crianças, e estar mais presente na vida do seu filho.
Sempre ponderar, analisar e ir atrás quando perceber alguma mudança no agir do filho.
E lembre-se o ambiente familiar é tudo para uma criança, tanto para a criança que sofre quanto para quem pratica o bullying.


Fonte: Gildo Tercio-http://bit.ly/j9aXqN
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |